Inicia hoje a Feira de Caça de Mértola. Projectos de interesse para a região

Inicia hoje a Feira de Caça de Mértola. Projectos de interesse para a região

A XII edição da Feira de Caça de Mértola começa hoje e prologa-se até ao dia 24 do corrente mês e poderá ser visitada no espaço do Pavilhão Multiusos Expo Mértola, da bonita vila.

Este certame, organizado pela Câmara Municipal de Mértola, contará com um programa de destaque sobre o turismo e a economia e com momentos de gastronomia e espectáculo, apesar de estarem previstas toda as regras de segurança da Covid-19.

O presidente da Entidade do Turismo do Alentejo e do Ribatejo, (ERT), Victor Silva disse à Planície que “o retomar das feiras, mostra um certo regresso à normalidade e, eu desejo que seja para ficar. Para ser realista, a pandemia ainda não está suficientemente controlada”.

Acrescentando que “os diferentes sectores económicos, o turismo e outros, estão a fazer um esforço muito grande, para garantindo toda a segurança possível, retomar uma certa normalidade”. Em relação à Feira da Caça sublinhou que “Mértola é conhecidíssima pela importância económica, que a caça tem. Vem pessoas de todo o País e do estrangeiro, para praticar essa actividade. A feira, já vai na 12ª edição e tem uma importância económica muito grande, para o concelho e para a região no seu todo”.

Durante o dia de hoje, a partir das 10h00 e até às 16h30, irá decorrer o Fórum Internacional dos Recursos Silvestres, uma iniciativa do Projecto PROVERE, com apresentação de dois showcooking confeccionados pelo chef Leopoldo Calhau, onde os Recursos Silvestres do Alentejo estarão em destaque.

Esta iniciativa é promovida pelo Turismo do Alentejo e do Ribatejo, E.R.T., uma das entidades do projecto Alentejo Natural Products que põe em destaque a Apicultura, os Cogumelos, os Figos da Índia, o Medronho, as Plantas Aromáticas e Medicinais, os Recursos Cinegéticos e os Recursos Piscícolas de Águas Interiores.

Para o presidente da Entidade do Turismo do Alentejo, Vítor Silva, o projecto Alentejo Natural Products “nasceu de uma oportunidade de internacionalizar um conjunto de recursos alentejanos menos conhecidos. Há muito espaço para mostrar o potencial dos Recursos Silvestres do Alentejo na gastronomia, tanto lá fora como cá dentro, e é precisamente por isso que desenvolvemos estas acções com um chef que, embora inserido noutra zona do país, tem uma ligação muito íntima à gastronomia alentejana”, referiu o responsável.

Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE