Agricultura: 93 milhões do PRR para a “Agenda Terra Futura”

Agricultura: 93 milhões do PRR para a “Agenda Terra Futura”

A Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, apresentou a abertura dos primeiros Avisos, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com vista à “Mitigação das Alterações climáticas” e à “Adaptação às alterações climáticas”.

O anúncio foi feito durante a sessão de encerramento da cerimónia “Terra Futura – A Inovação a Acontecer”, que decorreu na feira agrícola AgroGlobal.

Maria do Céu Antunes explicou que “o Ministério da Agricultura vai investir 93 milhões de euros para implementar a Agenda Terra Futura, inscritos no PRR, ambicionando garantir a transição ecológica, climática e digital. Estes Avisos são dois exemplos práticos de um conjunto de várias medidas de políticas públicas que temos planeadas, no sentido de ir ao encontro destes objectivos”.

Do pacote do Plano de Recuperação e Resiliência para a agricultura, 12 milhões estão destinados a projectos estruturantes, com destaque para o Portal Único da Agricultura, também lançado hoje.

O Ministério da Agricultura vai, ainda, disponibilizar cerca de 45 milhões de euros para promover Iniciativas I&D, “para que sejam constituídos consórcios entre a comunidade científica, os agentes económicos e os agentes do território. Pretende-se que estes consórcios encontrem soluções para os problemas identificados no sector, procurando responder ao modelo de sustentabilidade que se impõe”, explicou Maria do Céu Antunes.

Além disso, o Ministério da Agricultura vai também investir 36 milhões de euros para a revitalização da Rede de Inovação, com a renovação e modernização de 24 Polos, com o objectivo de desenvolver iniciativas de inovação no sector agrícola de forma regionalizada por todo o território do continente.

Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE