Governo questionado sobre estudo à população de javalis

Governo questionado sobre estudo à população de javalis

Numa pergunta dirigida ao Ministro do Ambiente e Acção Climática, os deputados do CDS Cecília Meireles e Pedro Morais Soares querem saber, especificamente, em que ponto está a elaboração do estudo sobre a população de javalis em território nacional, nomeadamente no que respeita ao Censo Nacional – estimativa de distribuição e abundâncias populacionais. Os deputados do CDS querem saber se está concluído e, se não, para quando está prevista a sua conclusão e apresentação do relatório final.

A deputada Cecília Meireles disse à Planície que “está em causa o facto de termos vindo a ouvir crescentes relatos de danos causados por javalis, sobretudo no período da pandemia, onde houve algumas restrições de caça”.

E acrescenta que “ em 2019, após um Processo de resolução do CDS, foi aprovada uma recomendação, precisamente, para que o Governo fizesse um estudo sobre a população de javalis. Em 2020, passado um ano, voltamos a colocar uma questão à tutela, perguntando, onde é que estava o estudo, e o Governo respondeu que em Junho de 2021 estaria pronto”.

A deputada centrista salienta que “já estamos em Julho de 2021 e ainda não temos nenhum conhecimento de que o estudo tenha sido feito” e acrescenta “aquilo que questionamos agora é onde é que está, porque ele é fundamental para se conhecer a população de javalis e perceber que medidas devem ser tomadas para controlar, quer o seu crescimento, quer os danos que podem causar, quer também uma questão que nos preocupa, a peste suina africana e o seu controlo que tem que ser levado a cabo”.

O CDS considera ser urgente e de extrema importância a colocação em prática de um plano de controlo da população de javalis, que terá necessariamente de prever, entre outros, a elaboração do estudo recomendado pela AR.

Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE