Covid-19 – Regras vão mudar e aplicam-se a todo o território continental

Covid-19 – Regras vão mudar e aplicam-se a todo o território continental

Após reunião do Conselho de Ministros, o Governo anunciou que deixou cair as regras por concelho, passando a aplicá-las a todo o território nacional. E confirma-se o alívio nos horários de funcionamento de restaurantes, comércio, salas de espetáculos, etc. Fechados vão continuar bares e discotecas.

O Governo, reunido em Conselho de Ministros, decidiu esta quinta-feira fazer cair as regras aplicáveis por concelhos passando a aplicá-las a todo o território continental. O primeiro-ministro, António Costa, confirmou que a partir deste domingo (dia 1 de agosto) será dado o pontapé de partida ao alívio, tão esperado e que se fará em três fases.

“Deixaremos de aplicar medidas diferenciadas em função da situação em cada concelho e as medidas passarão a ter uma dimensão nacional”, indicou o primeiro-ministro, revelando que a primeira fase do plano do Governo arranca a 1 de agosto.

Restauração, comércio e espetáculos vão poder funcionar em horários normais (com limite às 2h), mas bares e discotecas vão permanecer fechados até outubro.

O certificado digital ou o teste negativo ganham um papel relevante de “utilização intensiva”, continuando a ser necessários para acesso a viagens por via aérea ou marítimo, em estabelecimentos turísticos ou de alojamento local, e para o acesso ao interior de restaurantes.

Também “já a partir do próximo domingo”, terminará a limitação horária da circulação na via pública, que está em vigor em 116 dos 278 concelhos de Portugal continental (41,7%)..

Na segunda fase, a partir de setembro, a utilização de máscara na via pública deixará de ser obrigatória, exceto em situações de ajuntamentos, segundo o novo plano de desconfinamento apresentado pelo primeiro-ministro, que antecipa que 70% da população portuguesa esteja nesta altura já com a vacinação completa.

No mês de outubro será possível atingir a meta de 85% da população com vacinação completa. Aqui abrirão bares e discotecas – com certificado digital e teste negativo -, restaurantes sem limitação e acaba também a limitação de utilizadores nos diversos recintos.

NM

Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE