Feira do Livro e Semana Gastronómica iniciam hoje em Moura

Feira do Livro e Semana Gastronómica iniciam hoje em Moura

A partir de hoje iniciam-se as comemorações do feriado municipal do concelho de Moura, assinalado a 24 de Junho, com as realizações da 40.ª Feira do Livro e da Semana Gastronómica “Pratos de Azeite” e outras iniciativas.

Com o tema “Moura, Terra Mãe”, as comemorações incluem actividades de música, astronomia, gastronomia, desporto, património, teatro e literatura.

A vereadora da Câmara Municipal de Moura, Lurdes Balola, sublinhou à Planície que “o feriado vai ser assinalado de uma forma diferente já que temos uma época ainda em pandemia e assim vamos ter uma semana especialmente dedicada à 40ª Feira do Livro e uma semana gastronómica com pratos de azeite e outras iniciativas que iremos integrar nesta semana”.

E acrescentou que “com este mote, ‘Moura Terra Mãe’, temos a possibilidade de abordar temas como: gastronomia; astronomia; desporto; património; teatro e literatura”. Salientando que “vamos dar enfase à 40ª Feira do Livro, e levar o livro às crianças e aos adultos que estão nas nossas escolas, através do teatro”.  Lurdes Balola sublinhou ainda que “esta foi a forma que encontramos de assinalar de maneira diferente esta feira, onde iremos falar de várias temáticas com convidados especiais para falarem do livro”.

A 40.ª Feira do Livro tem actividades como apresentação de livros, dramatização de um conto nas escolas do concelho, teatro de sombras, debates, e a comemoração do 53.º aniversário da Biblioteca Municipal Urbano Tavares Rodrigues.

A Semana Gastronómica é assinalada, pelos restaurantes aderentes do concelho, com a confecção de pratos que têm o azeite como ingrediente principal.

Nesta semana de comemorações do Feriado Municipal, são de destacar ainda actividades como as visitas guiadas à exposição “Torgas Vivas”, às “Janelas Floridas” e à exposição “Arqueologia – Nos novos caminhos da água”; a caminhada “Do Castelo até Pisões”; o desfile de grupos musicais pelas ruas de Moura; a observação do céu nocturno no Castelo de Moura; e mensagens do Presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, e dos Vereadores Manuel Bio e Lurdes Balola.

Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE