Nenhuma praia fluvial do Alentejo tem denominação ZERO poluição

Nenhuma praia fluvial do Alentejo tem denominação ZERO poluição

Entre hoje, dia 10 de Junho, e sábado dia 12, abrem mais 191 do total de 643 águas balneares. A ZERO – Associação Sistema Terrestre Sustentável anunciou as 53 praias ZERO poluição em Portugal.

Uma praia sem poluição é aquela em que não foi detectada qualquer contaminação microbiológica nas análises efectuadas às águas balneares ao longo das três últimas épocas balneares. Em 2021, representam 8% do total das 643 zonas balneares em funcionamento, uma redução de 22 pontos percentuais, menos 15 praias, em relação às 68 classificadas no ano passado.

Esta análise da Associação ZERO teve em conta os parâmetros da legislação em vigor. Os concelhos com maior número de praias ZERO poluição são Alcobaça, Porto Santo (Madeira) e Tavira com quatro praias e Faro, Peniche, Sesimbra e Vila do Bispo com três. De referir que há 43 praias ZERO no Continente em 24 concelhos, seis nos Açores em cinco concelhos e quatro na Madeira num único concelho.

No Alentejo só está classificada a praia do Alteirinhos em Odemira. Nenhuma praia fluvial tem denominação zero poluição.

Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE