Observatório do Baixo Alentejo apresentou proposta à Ministra da Coesão Territorial

Observatório do Baixo Alentejo apresentou proposta à Ministra da Coesão Territorial

A necessidade de combate às alterações climáticas, de repovoamento da região e de criação de projectos de indústrias criativas e de investigação tecnológica foram algumas das propostas, que estiveram em cima da mesa na reunião, de ontem, entre o Observatório do Baixo Alentejo, (OBA) e a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.

O presidente do OBA, Jorge Barnabé referiu à Planície que “nós reunimos com a Ministra da Coesão Territorial e com o Secretário de Estado da Valorização do Interior e definimos aquilo que é a nossa visão para o Baixo Alentejo e para o desenvolvimento da região”.

E acrescentou que “para além disso, apresentamos algumas propostas bem concretas, que são concentradas nas pessoas, naquilo que o OBA tem dito sempre: que o problema estrutural da nossa região passa pelas pessoas”.

Jorge Barnabé sublinhou que “nós temos que colocar as mesmas, no centro da estratégia de desenvolvimento para o futuro, porque não há desenvolvimento sem as pessoas, como temos referido”. O presidente do OBA referiu ainda que “identificamos problemas, alguns deles tem a ver com a questão da integração das comunidades imigrantes, com o projecto de instalação das indústrias criativas e tecnológicas com a criação de um laboratório de investigação tecnológica e ainda com a questão das alterações climáticas, porque precisamos do território para acolher as pessoas”.

Jorge Barnabé afirmou ainda que “estas iniciativas e ideias que o Observatório apresentou foram validadas e muito bem acolhidas pela Ministra e definimos uma cooperação  estratégica entre o OBA, o Ministério da Coesão Territorial e a própria CCDR Alentejo”.

Para o Observatório do Baixo Alentejo é necessário adequar respostas a uma estratégia comum da região, que assente nas pessoas, aproveitando o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), assim como, o próximo quadro comunitário de apoio 2020-2030.

Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE