Covid-19 – Agricultores criticam medidas de apoio no sector

Covid-19 – Agricultores criticam medidas de apoio no sector

 A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) alertou no parlamento, para a escassez de alguns factores de produção, criticando a “irracionalidade” no desenho de medidas de apoio ao impacto da covid-19 no sector.

O dirigente da CNA, Vítor Rodrigues referiu numa audição parlamentar que ““verificamos que se mantém uma situação, que até se agravou, e tem a ver com o preço dos factores de produção e com a sua escassez, nomeadamente da alimentação para os animais, e o estrangulamento dos canais comerciais”.

Neste sentido, segundo o dirigente, o Governo avançou com um conjunto de medidas que se revelaram “insuficientes” e construídas sobre uma base “que tinha irracionalidade no seu desenho”.

A CNA disse que, por exemplo, o apoio para o sector do vinho deixou de fora um conjunto de produtores que não engarrafam, mas produzem para o sector, enquanto, no caso do apoio para o sector do leite, os produtores de queijo não estão a ser ajudados.

Assim, a confederação reiterou ser necessária a adopção de um conjunto de medidas que mitiguem o impacto da pandemia no sector agrícola, nomeadamente, uma linha de apoio especial para o associativismo agrícola, a reposição da electricidade verde e uma linha de crédito bonificada de longa duração.

Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE