Covid-19 – Dos 26 mil testes realizados nas escolas apenas 30 foram positivos

Covid-19 – Dos 26 mil testes realizados nas escolas apenas 30 foram positivos

O balanço foi hoje divulgado pelo Ministério da Educação. Os 26 mil testes foram realizados na última semana nos estabelecimentos de ensinos dos 35 concelhos com maior incidência de Covid-19 no país. Desde o regresso às aulas presenciais, já foram feitos mais de meio milhão de testes em todas as escolas nacionais.

O Ministério da Educação revelou, esta segunda-feira, que, desde que as escolas do ensino público e privado reabriram portas a 15 de março, foram realizados mais de meio milhão de testes á Covid-19 com “uma taxa de positividade de 0,13%”.

Na última semana, adianta também a tutela, foram feitos 26 mil testes nas escolas dos 35 concelhos com uma taxa de incidência de mais de 120 casos por 100 mil habitantes e apenas 30 destes testes deram um resultado positivo ao novo coronavírus.

“Ou seja, uma taxa de positividade de 0,12%, mantendo os níveis que têm vindo a ser verificados desde o início do processo de testagem levado a cabo pelo Ministério da Educação”, é esclarecido em comunicado.

O ministério detalha ainda que estes 26 mil testes de despiste à Covid-19 foram realizados a pessoal docente e não docente da Educação Pré-Escolar, do 1.º ciclo, da chamada ‘Escola a Tempo Inteiro’ e a alunos e trabalhadores do ensino secundário dos concelhos em causa.

A próxima etapa do processo de testagem decorre na semana que vem e irá ser levada a cabo, de novo, nos estabelecimentos de educação e ensino dos concelhos com maior incidência de Covid-19, “abrangendo o pessoal docente e não docente dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico”.

“O Ministério da Educação congratula-se pelo facto de assumir um processo de testagem em grande escala que está a contribuir significativamente para o aumento dos níveis de testagem do país”, é ainda destacado pela tutela.

Fonte: Lusa

Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE