Os jovens “não” querem saber de política

Os jovens “não” querem saber de política

Seja pela linguagem pouco acessível, pela transmissão mediática de pobre qualidade ou até mesmo pelas referências que só são compreensíveis para aqueles que já nasceram com 45 anos, a política quase parece a turma dos melhores alunos – clube quase maçónico, limitado àqueles com o interesse nato ou o cartãozinho certo. Seja pelo que for, a política parece ser algo pouco acessível para a grande maioria da população, irónico uma vez que vivendo numa democracia é dever e direito de todos nós participar e ter uma escolha na vida política – até parece que é de propósito.

O projeto “os jovens não querem saber de política” surgiu exatamente com o objetivo de desmistificar esta ideia, de provar que existe de facto uma forma de fazer e ouvir política de forma clara e interessante, que para fazer escolhas informadas não precisamos de ser doutorados e que tudo pode começar através de uma conversa.

Vamos falar de política, através de uma perspetiva jovem. E quando digo jovem não estou a remeter para uma “politicazinha”, neste projeto acreditamos que os jovens devem estar integrados na vida política corrente (mesmo ao lado dos “mais crescidos”), aqui não acreditamos em creches políticas. O olhar é jovem porque este é um projeto jovem, um olhar com uma ponta de sonho, que ainda não se encontra cansado nem desacreditado, com um olho para a mudança, um olhar ainda idealista, afinal de contas, estamos através dos jovens a viajar numa máquina do tempo para o futuro da conjuntura política dos anos que se seguem.

Fui convidada pela Rádio Planície para que em conjunto desenvolvêssemos este projeto de forma a aproximar os jovens (não só de idade, mas de espírito) à conversa política. Atribuímos-lhe a tipologia de podcast uma vez que será transmitido tanto na Rádio Planície como através das redes sociais, porque sabemos o quão útil cada vez mais é a função de “multifacetar” e deste modo poderás ouvir o podcast em todo o lado a toda a hora. Ficamos à tua espera já neste mês de maio.

Carmo Garcia

Avatar
Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE