Universidade de Évora em projecto de prevenção e extinção de fogos

Universidade de Évora em projecto de prevenção e extinção de fogos

A Universidade de Évora (UÉ) anunciou em comunicado que o projecto de colaboração transfronteiriça, intitulado FIREPOCTEP, foi recentemente aprovado e financiado pelo programa comunitário INTERREG.

“Este é um projecto de colaboração transfronteiriça entre Portugal e Espanha para fortalecer os sistemas comuns de prevenção e extinção de incêndios rurais e para melhorar os recursos para a criação de emprego em espaço rural” no período pós-covid-19, explicou a academia.

No âmbito da iniciativa, coordenada por Rui Salgado, investigador do Instituto Ciências da Terra (ICT) da UÉ, a universidade alentejana vai “abordar aspectos relacionados com a adaptação às alterações climáticas, através da prevenção e gestão da paisagem susceptível a grandes incêndios”.

A UÉ “vai reforçar os sistemas transfronteiriços de prevenção e extinção de incêndios florestais e identificar as zonas estratégicas de gestão para minimizar o risco e a severidade” destes fogos “através da gestão agrossilvopastoril”, destacou.

Os investigadores vão procurar responder a perguntas como quais os impactos que “podem resultar das alterações climáticas na Península Ibérica nas próximas décadas” ou as “áreas mais propensas à ocorrência de grandes incêndios rurais” e “de que forma estes eventos extremos afectam as comunidades locais”.

Avatar
Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE