Farmácias de Moura vão administrar vacina da gripe

Farmácias de Moura vão administrar vacina da gripe

A nível do país, dez por cento das vacinas contra a gripe, destinadas aos idosos, foram ontem disponibilizadas em 2 mil farmácias, em complementaridade ao Serviço Nacional de Saúde.

A campanha de vacinação, que também teve início ontem, visa a primeira fase de vacinação contra a gripe, pela primeira vez em Setembro, para minimizar a circulação simultânea do vírus da gripe sazonal e do novo coronavírus SARS-CoV-2.

Contactadas pela Planície algumas farmácias de Moura vão começar a administrar as vacinas da gripe a partir do mês de Outubro.

Violante Janeiro, da Farmácia Faria, explicou o processo da vacinação “De momento, as vacinas que chegaram aos Centros de Saúde, destinam-se aos profissionais da área, às pessoas que estão internadas em Unidades de Cuidados Continuados ou residências para idosos, todos os profissionais dessas mesmas residências e grávidas”.

“Numa segunda fase vão chegar as vacinas, que são gratuitas, nos Centros de Saúde para todas as pessoas a partir dos 65 anos ou para doentes com doenças crónicas “. Acrescentou a farmacêutica.

Nídia Limpo, da Farmácia Nova de Moura, fala da importância das vacinas nesta altura do ano “É muito importante neste contesto em que nos encontramos, todos se vacinarem, principalmente o grupo de pessoas de risco, tais como: doentes diabéticos, doentes com alguma patologia cardíaca e doentes com função respiratória comprometida”.

“De referir que aqueles doentes, que todos os anos estão habituados a serem vacinados, deverão continuar a aderir à vacinação sazonal “. Acrescentou a farmacêutica Nídia Limpo.

De realçar que as 335 mil doses de vacinas desta primeira fase da campanha de vacinação destinam-se aos profissionais de saúde que prestam serviços ao público, grávidas e idosos residentes em lares.

Avatar
Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE

Leave a Comment

You must be logged in to post a comment.