Feira do Queijo do Alentejo 2020 inicia-se hoje em Serpa

Feira do Queijo do Alentejo 2020 inicia-se hoje em Serpa

Tem início hoje, prolongando-se até ao dia 1 de Março, mais uma edição da Feira do Queijo do Alentejo, no Parque de Feiras e Exposições de Serpa, com entrada livre.

Para além da presença dos queijos nacionais com Denominação de Origem Protegida (DOP), estão também presentes  de Espanha o queijo de cabra de pasta mole, que participou na passada edição, o Queijo de Cabra Certificado em Modo de Produção Biológica, bem como os DOP Queso de la Serena e Queso Manchego.

O presidente da Câmara Municipal de Serpa, Tomé Pires, salientou que “nós trabalhamos todos os anos, para que esta feira, que já vai na sua 19ª edição, tenha sempre um grande leque de produtos de qualidade. Este é sempre o objectivo principal deste certame, ter produtos de qualidade e em particular queijos e ainda mais em particular o queijo de Serpa. É para isso que trabalhamos e é isso que queremos fazer, divulgar e promover da melhor forma este produto fantástico, que é o queijo de Serpa.”

O edil serpense adiantou ainda que “temos sempre, ao longo dos anos vindo a melhorar o programa e esta melhoria tem muito a ver com dar resposta a todo o público que nos visita. Um programa diversificado e intenso, desde Sexta feira às 11 da manhã até Domingo às 11 da noite.”

Enchidos, azeite, vinho e mel, frutos secos, artesanato e outros produtos regionais e nacionais de referência vão também estar presents na Feira.

Destaque ainda para as oficinas de fabrico de queijo, exposição de ovinos (caprinos e bovinos) e demostrações de tosquia de ovelhas. As tasquinhas voltarão a oferecer aos visitantes gastronomia e os petiscos locais. Atividades culturais e animação musical completam o programa, destacando-se as prestações dos grupos concelhios de Cante Alentejano, Património Cultural Imaterial da Humanidade desde 2014.

Integrado na Feira decorrerá o Concurso “O Melhor Queijo da Feira do Queijo do Alentejo”, este ano com uma nova categoria, “Inovação”, que visa premiar queijos com apresentações distintas das tradicionais, valorizando a capacidade empreendedora do sector.

A Semana Gastronómica do Queijo, que decorrerá até Domingo, com os restaurantes e hotelaria do concelho a apresentarem ementas com pratos onde se inclui o queijo e produtos derivados, é uma das ações que visa promover a Feira, bem como o Queijo Serpa e a apreciada gastronomia local.

Comentários

Tem de estar registado para fazer comentários.