Concelho de Moura assume competências no domínio da acção social

Concelho de Moura assume competências no domínio da acção social

Desde o início deste ano que o município de Moura assumiu as competências no domínio da acção social, passando a coordenar o Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social (SAAS), bem como o acompanhamento aos beneficiários de Rendimento Social de Inserção.

Estas competências são asseguradas por uma equipa técnica multidisciplinar do Município que efectua o atendimento e acompanhamento das situações de emergência, vulnerabilidade e/ou exclusão social.

O Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social, tem como objectivos informar, aconselhar e encaminhar indivíduos e famílias que se encontram em situações de emergência, vulnerabilidade e/ou exclusão social. Além disso, a sua missão passa igualmente por acompanhar o percurso de inserção social dos indivíduos e famílias, promovendo a sua autonomia e competências.

Mobilizar recursos dirigidos às especificidades de cada situação e promover a melhoria das condições de vida e bem-estar das populações mais fragilizadas é outro dos objectivos deste serviço.
O atendimento presencial continua a ser assegurado pelo Instituto de Segurança Social para entrega de requerimentos de prestações sociais e outros assuntos da exclusiva competência deste Instituto. Refira-se ainda que, no sentido de facilitar o acesso e acompanhamento dos agregados familiares com maior debilidade económica e social, o serviço do SAAS Moura realiza atendimentos descentralizados, com a deslocação dos técnicos e agendamento de atendimentos em todas as localidades do concelho de Moura.

O SAAS funciona de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 12h30 e das 14h30 às 16h30, no edifício Conde Ferreira, sito na Rua da Estalagem, em Moura, sendo o contacto telefónico directo o 285 250 480.

Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE