Pista de gelo e o Castelo Mágico são atrações para o Natal em Serpa

Pista de gelo e o Castelo Mágico são atrações para o Natal em Serpa

Com várias actividades ligadas ao Natal a autarquia de Serpa com o slogan “Viver o melhor do Natal” aposta este ano na gastronomia, circuito dos presépios, mercadinhos com artesãos, música, e muitos eventos destinados ao público infantil. A programação terá início a 1 de Dezembro e irá prolongar-se até 7 de Janeiro.

Segundo a autarquia serpense “Os mais novos vão poder patinar numa magnifica pista de gelo, encantar-se com o Castelo Mágico, e assistir à chegada do Pai Natal, com o seu saco de presentes. Estará à disposição de todos, dentro da cidade de Serpa, um comboio que efetuará um circuito entre as atividades, patrocinado pelos comerciantes e empresários de Serpa. Os mercadinhos de rua voltam a realizar-se ao fim de semana, dinamizando o Centro Histórico e o Mercado Municipal, permitindo apoiar os artesãos e o comércio local, e paralelamente oferecer a possibilidade de adquirir algumas lembranças. As tradições gastronómicas desta época do ano estarão em destaque na restauração local, sob o mote SerApetece.”

Do programa o destaque vai para o circuito dos presépios, que conta com criações de artistas locais, nomeadamente em Vale de Vargo, com o seu já habitual presépio em tamanho real, com novas criações, pelas mãos da Associação Arco-Íris; em Vila Verde de Ficalho, com um presépio criado pelo grupo de artistas Ficalho Artes, instalado no recinto do espaço museológico; e em Serpa, com a instalação de uma escultura nas imediações da muralha. Em Brinches, será instalada uma árvore de Natal com quatro metros de altura.

Na música realce para vários concertos agendados para todo o concelho, destacando-se os espetáculos em igrejas e capelas das várias localidades, contando com grupos de cante, acompanhados de bandas filarmónicas. Ainda na área da música, em Serpa, a Banda da Força Aérea, a Banda do Rosal de La Frontera e a Banda Filarmónica de Serpa já confirmaram a sua participação, bem como o Coro de Câmara de Beja que dará um Concerto de Natal na Igreja de São Paulo.

O movimento associativo associou-se à animação desta quadra, e irá promover diversas actividades no concelho, das quais se destaca o desfile de Pais Natal Motard, com distribuição de lembranças às crianças.

No início do novo ano decorre o tradicional Cante aos Reis, no dia 5 de Janeiro, pelas ruas da cidade, com a participação informal de elementos dos grupos corais locais e de todas as pessoas que desejem participar. O ano novo será ainda celebrado com a Orquestra do Conservatório Regional do Baixo Alentejo a apresentar o Concerto de Ano Novo, no Cineteatro Municipal de Serpa.

Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE