Politécnicos desafiam estudantes a criar soluções para problemas reais

Politécnicos desafiam estudantes a criar soluções para problemas reais

O Link Me Up – 1.000 Ideias é um projecto liderado pelo Politécnico de Leiria, e engloba um consórcio de 13 politécnicos portugueses, de Norte a Sul do país, que tem como objectivo desafiar os estudantes de ensino superior, em cocriação com as organizações globais e locais, a criar um futuro melhor.

O projecto consiste na constituição de equipas multidisciplinares de estudantes de diversas áreas, colaboradores de empresas/organizações e docentes que são os “facilitadores” do processo de cocriação de inovação.

As equipas têm de resolver casos, ou seja, problemas/desafios reais que as empresas/organizações colocam e para os quais se procuram respostas, numa perspectiva de apresentação de sugestões e de orientação estratégica futura.

O processo de cocriação de inovação é realizado com a metodologia Demola e implica a angariação e selecção das empresas/organizações, a redacção dos casos, a angariação e selecção dos estudantes.

O projecto inicia-se com a apresentação por parte de uma empresa, de um problema/desafio que pode consistir num tema, análise de um fenómeno ou uma tecnologia, que interessa compreender, para abrir novas possibilidades de negócio, ou ajudar aos negócios actuais.

Em setembro realizou-se o evento nacional do Link Me Up, no Instituto Politécnico de Beja, onde equipas de cada instituto concorreram nos eixos de Cocriação, que contou com 13 equipas, e Geração de Ideias, onde participaram 19 equipas.

Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE