Sistema Inteligente de Turismo Sustentável no Alentejo é lançado hoje

Sistema Inteligente de Turismo Sustentável no Alentejo é lançado hoje

O primeiro protótipo da actividade turística digital sustentável, é lançado hoje na plataforma PISTA, no Centro Unesco, em Beja. O software pretende assim contribuir para um turismo mais sustentável na região do Alentejo, conforme esclareceu à Planície o investigador responsável do PISTA, Jaime Serra:

“O projecto PISTA é a partilha de informação sobre sustentabilidade do turismo na região do Alentejo, financiado pelo Alentejo 2020 e coordenado pela Universidade de Évora”.

Ancorado numa estratégia regional, tem como parceiros estratégicos a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e o Observatório para a Sustentabilidade da Região Alentejo.

Jaime Serra assegurou que o “Alentejo é pioneiro neste passo e também será na criação do primeiro sistema de monitorização da actividade turística. É isso que o PISTA está a desenvolver há cerca de um ano e meio no território, junto dos agentes e num conjunto de acções de sensibilização em todos os 58 municípios do Alentejo”.

Para que tal fosse possível, o primeiro passo está dado: “Tornar este território mais inteligente”, concluiu o investigador responsável pela plataforma.

Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE