Olivum lança hoje Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo

Olivum lança hoje Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo

A Olivum, Associação de Olivicultores e Lagares do Sul vai lançar, em parceria com a Universidade de Évora, o Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo (PSAA).

A apresentação formal do PSAA decorre hoje, dia 12 de Abril, das 9h00 às12h00, no Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, em Évora, onde a iniciativa será partilhada com os agentes e entidades da região, contribuindo para o reforço do posicionamento dos azeites do Alentejo, alinhado com o desenvolvimento de uma lógica virtuosa de eficiência colectiva. 

Um dos objectivos desta iniciativa é reforçar a capacitação empresarial na implementação, valorização e comunicação das melhores práticas de sustentabilidade.

Este Programa de Sustentabilidade do Azeite do Alentejo resulta do reconhecimento da importância da oferta de azeites da região produzidos de forma sustentável nas suas dimensões ambiental, social e económica.

O Presidente da Olivum, Pedro Lopes, assume que “a sustentabilidade ambiental e a compatibilização entre agricultura e protecção da natureza são uma das prioridades da Olivum” e sublinha que “o olival moderno é responsável por 73% da produção nacional de azeite, com o Alentejo a contribuir com 85% do total produzido em Portugal”.

Maria Raquel Lucas, professora da Universidade de Évora, recorda que “a sustentabilidade, mais do que um objectivo, é um processo no qual o olival o moderno e os olivicultores estão empenhados em melhorar a produtividade e o bem estar social e ambiental, alargar mercados e levar o conhecimento sobre o cultivo da azeitona mais longe”, sendo que “o PSSA é a ferramental fundamental para ajudar a concretizar esses objectivos e avançar no processo rumo à sustentabilidade”.

O projecto terá o seu término em 2023 e será por certo uma referência a nível mundial, reforçando a preservação do capital natural de que a actividade olivícola depende, assim como a imagem e o valor dos Azeites do Alentejo.

Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE