A consolidação orçamental e a modernização administrativa, levou à constituição da Central de Compras Electrónicas da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), aprovada em 2016, facilitando os procedimentos desenvolvidos pelas entidades aderentes e promovendo o acesso livre e transparente, das empresas às compras públicas.
Com a criação desta plataforma, foram já celebrados 89 concursos ao abrigo dos 17 acordos quadro da Central de Compras da CIMBAL, que superaram os 18,6 milhões de euros de adjudicações e proporcionando poupanças superiores a 1,5 milhões de euros, onde estão inseridas 26 entidades, entre Câmaras Municipais, Juntas de Freguesia, Empresas Municipais e IPSS.
A estratégia de actuação da plataforma, “tem assentado na criação de valor, obtenção de ganhos financeiros, poupanças e redução de custos, através da celebração de acordos quadro para o fornecimento de bens e/ou a prestação de serviços que estabelecem as condições e requisitos que estes são obrigados a cumprir, em termos de preços máximos, níveis mínimos e qualidade de serviço, entre outros aspectos”, pode ler-se no comunicado da CIMBAL, enviado à Planície.
Além da evidente poupança, a plataforma permite ainda às entidades aderentes, responder às obrigações legais da contratação pública de forma fácil e eficaz, através da consulta às empresas previamente admitidas por via de Concurso Público Internacional.
Com a utilização da Central de Compras, a Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo, economizou mais de 1,5 milhões de euros.