A Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo (CIMBAL), realizou na passada semana a 7ª reunião de trabalho do LCA4Regions, financiado pelo Interreg Europe, um projecto de cooperação inter-regional, que visa apoiar as regiões na utilização dos recursos naturais de forma mais eficiente, introduzindo a avaliação de ciclo de vida nas políticas públicas.
Nas jornadas de trabalho, promovidas de forma híbrida (presencial e com recurso a videoconferência), envolvendo parceiros como Espanha, Itália, Lituânia, Finlândia, Polónia e Eslovénia, foram apresentados e discutidos os planos de acção de cada região e também a introdução da avaliação de ciclo de vida nas políticas públicas, designadamente no caso do Baixo Alentejo.
Desta forma, foram realizadas visitas, no âmbito das boas práticas assinaladas pela CIMBAL, nomeadamente para o programa de sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, que envolveu uma visita de campo e adega da Quinta do Paral, bem como da Adega Cooperativa de Cuba, Vidigueira e Alvito, com o apoio da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana.
Outro dos assuntos abordados, foi o Projecto URSA – Unidade de Recirculação de Subprodutos de Alqueva – sistema de compostagem, baseado na permuta de subprodutos agrícolas por fertilizante orgânico para utilização agronómica pelos agricultores, materializando a economia circular de ciclos curtos no contexto agrícola.
De acordo com informação da CIMBAL enviada à Planície, estas jornadas de trabalho “permitiram dar a conhecer o ponto de situação do projecto, em cada região, pelos respectivos parceiros e, da parte do Baixo Alentejo, mostrar duas excelentes práticas implementadas no nosso território com exemplos da sustentabilidade da nossa região”.
A sustentabilidade do Baixo Alentejo é assim um dos temas de maior preocupação da Comunidade Intermunicipal do Baixo Alentejo.