Museu de Moura inaugura hoje a exposição “Território de Alqueva: da transformação à modernidade”

Museu de Moura inaugura hoje a exposição “Território de Alqueva: da transformação à modernidade”

É inaugurada hoje, na ala de exposições temporárias do Museu Municipal de Moura (antigo Matadouro), às 17h00, a exposição “Território de Alqueva: da transformação à modernidade”.

Esta mostra suportada por uma componente fortemente visual composta por fotografia, vídeo e cartografia, foi criada pelo Museu da Luz e leva o visitante a percorrer as profundas transformações que estão a acontecer no território de Alqueva, com especial destaque para os concelhos de Mourão e Moura.

A vereadora da autarquia mourense, Lurdes Balola disse à Planície que “Moura pretende dar resposta à EDIA, à semelhança do que temos feito com outras exposições, no sentido de aproveitar toda a pesquisa que foi feita por esta entidade, no que se refere às transformações do nosso território e ao destaque que a EDIA deu à componente agrícola”.

Lurdes Balola sublinha ainda que “Moura terá aqui uma mostra, muito interessante e nós aproveitámos o espaço do Matadouro, para podermos preparar todo este espólio e dar a conhecer aos nossos munícipes”. A vereadora disse ainda que “hoje, às 17h00, teremos a inauguração e esta mostra, vai lá estar, para todos aqueles que quiserem aproveitar conhecer melhor aquilo que são as transformações face à Barragem de Alqueva”.

Quem passa pelo Alentejo, encontra na região, alterações profundas que não se esperariam que fossem tão significativas, sendo o Alqueva, o elemento de transformação que alavanca todo este processo sobretudo na componente agrícola.

Com este projecto, pode observar-se um antes e um depois que não deixa ninguém indiferente.

A exposição “Território de Alqueva: da transformação à modernidade” ficará patente até 1 de Maio de 2022.

Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE