Vidigueira – Aprovada Estratégia Local de Habitação neste concelho

Vidigueira – Aprovada Estratégia Local de Habitação neste concelho

Após validação prévia pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), a Estratégia Local de Habitação do concelho de Vidigueira foi aprovada pela Câmara Municipal, no passado dia 1 de setembro, e permitirá investir, ao longo de seis anos (2021-2026), cerca de 4,8 milhões de euros.

O financiamento da estratégia enquadra-se no âmbito do programa do Governo 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, tendo o município como objetivo principal chegar a 2026 com uma situação habitacional condigna em todo o concelho, criando ao mesmo tempo, condições para fixar mais famílias e jovens, disponibilizando casas com condições condignas e a preços reduzidos que possam comportar apesar dos seus baixos rendimentos. para além disso, inclui ainda a possibilidade das famílias residentes no concelho, que se enquadrem nos critérios do 1.º Direito, se candidatarem a apoio direto para melhoria das suas condições habitacionais indignas.

Com base nessa sistematização, o Município tem a possibilidade de contratualizar com o IHRU o financiamento de respostas ao nível da reabilitação, da construção e das intervenções pontuais de manutenção e melhoria de habitações municipais e privadas.

Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE