Hoje comemora-se o Dia Internacional do Cigano em Moura

Hoje comemora-se o Dia Internacional do Cigano em Moura

A Câmara Municipal de Moura iniciou, há cerca de 2 anos, o projecto de Mediadores Municipais e Interculturais, de inclusão social e combate à pobreza e discriminação.

O desenvolvimento desta iniciativa teve como objectivo contribuir para o processo de capacitação das comunidades ciganas, nomeadamente através de uma melhor aceitação por parte da comunidade em geral, resultante de um melhor conhecimento da cultura e vivências dos ciganos; da facilitação, por via e outras, da integração social da comunidade cigana; da promoção do envolvimento da população cigana na resolução dos seus próprios problemas, com autonomia; da formação de elementos-chave na comunidade através da promoção de competências pessoais e sociais; da redução do abandono e absentismo escolar.

A vereadora da autarquia mourense, Lurdes Balola sublinhou à Planície que “nós temos este projecto do EMI a decorrer há cerca de 2 anos e ainda temos um ano de projecto para implementar. Neste âmbito, no dia internacional do cigano, uma data que pretendemos assinalar realçando as práticas que esta comunidade tem dentro do nosso município”.

Sobre o programa para hoje Lurdes Balola salientou “terá a abertura às 11h30, com um programa na Rádio Planície – Ser Cidadão -, depois temos um show cooking com a sopa de funcho que, será feita pela Cesaltina Reis, que desta forma também irá assinalar a maneira como a comunidade pratica a culinária. Teremos também um webinar – Conversas à volta da Mediação Escolar – em que também serão debatidos temas sensíveis da integração e da forma como os jovens e as crianças se integram na nossa comunidade. Às 18h teremos um workshop de pastelaria com o Orlando Silva, que pretende dar mostras da forma como abordam a pastelaria nesta comunidade. Finalmente às 21h encerramos com um momento musical da igreja Evangélica e Filadélfia de Moura”.

O projecto de Mediadores Municipais e Interculturais, organizador destas actividades em Moura, no Dia Internacional do Cigano, tem 5 áreas Temáticas de intervenção: Educação; Saúde; Emprego; Participação cívica; Igualdade de oportunidades.

Além dessas áreas, foi ainda criada uma área transversal que abarca a comunicação e divulgação do mesmo.

Desta forma, a cada área de intervenção correspondem actividades, objectivos e medidas que pretendem contribuir para uma melhor integração da comunidade cigana de Moura.

Avatar
Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE