Covid-19 – Governo questionado com o início da testagem nas escolas

Covid-19 – Governo questionado com o início da testagem nas escolas

O CDS quer saber quando terá início a anunciada “campanha permanente” de rastreio à Covid-19 nas escolas, através de testes antigénios (no caso de sintomáticos) e testes moleculares, por amostragem, a realizar durante todo o ano lectivo, e enquanto a pandemia de Covid-19 perdurar.

A deputada, Ana Rita Bessa, referiu à Planície que o Governo tomou a decisão de manter as escolas abertas, neste confinamento, daí a necessidade de se realizarem testes massivos nas mesmas.

“O Governo tomou a decisão de manter as escolas abertas durante este confinamento.  Nós, no CDS, temos perguntado várias vezes a diversos membros do governo e autoridades de saúde para quando a prometida abordagem de testagem de rastreio nas escolas. A testagem, foi consagrada em Novembro num documento da DGS, mas até ao dia de hoje, ainda não teve consequências. Para nós, devia ser uma condição para que as escolas estejam abertas, para que haja segurança, quer para docentes, não docentes e alunos”. 

A parlamentar numa pergunta dirigida ao Ministro da Educação questiona ainda “quais as entidades que colaborarão neste processo de testagem massiva e qual o plano e priorização de escolas e ciclos de ensino”.

Segundo o CDS, em Outubro de 2020, a Direcção-Geral da Saúde publicou a “Estratégia Nacional de Testagem” e o Governo, então, anunciou a realização de testes rápidos nas escolas (e outras instituições, como ERPI), o que acabou por não acontecer.

Avatar
Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE