Covid-19 – Entrevista ao responsável das Misericórdias do distrito de Beja

Covid-19 – Entrevista ao responsável das Misericórdias do distrito de Beja

Na semana em que está previsto o início da vacinação da Covid-19 nos lares do concelho de Moura, a Rádio Planície entrevistou o presidente do Secretariado Regional de Beja da União das Misericórdias Portuguesas, Francisco Ganhão.

As equipas dos lares atingidos por surtos de covid-19 vão precisar de apoio psicológico para superar o impacto da pandemia nas instituições, alertaram esta os responsáveis no Alentejo da União das Misericórdias Portuguesas (UMP).

Em declarações à Planície, o presidente do Secretariado Regional de Beja da UMP, Francisco Ganhão, sublinhou que “nós na primeira vaga em termos de Misericórdias, não houve grandes motivos para alarme, e as coisas foram decorrendo normalmente. Nesta segunda fase, a situação mais grave aconteceu na Misericórdia de Serpa e de Mértola”.

E adianta que “isto tem impacto nas equipas, nos órgãos sociais e achamos todos que é necessário que as Instituições tenham nos seus quadros uma psicologia clínica, porque os utentes, muitas vezes, ficaram vedados a visitas presenciais dos seus familiares, tendo somente acesso pelas novas tecnologias, e muitas vezes a família são os colaboradores”.

Francisco Ganhão acrescenta que “estamos habituados a lidar com utentes a partirem, mas não é com este impacto de 20 ou 21, num curto espaço de tempo. O impacto psicológico e emocional nas equipas é devastador.

“Será sempre necessário um acompanhamento”, quer seja “no psicólogo clínico da comunidade”, quer no das próprias instituições, se tiverem essa “mais-valia” nos seus quadros. Refere o responsável.

“Isto mexe muito emocionalmente com todos nós. São pessoas que estão aos nossos cuidados e tentamos dar o melhor por elas, mas é algo invisível que entra, seja pelos colaboradores ou pelas vistas, e espalha-se com um impacto muito forte na instituição, e na comunidade”, finalizou Francisco Ganhão.

Avatar
Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE