Esclarecimentos sobre a modernização da Linha do Alentejo

Esclarecimentos sobre a modernização da Linha do Alentejo

O grupo parlamentar do PCP pediu esclarecimentos ao Governo sobre a Modernização do troço Casa Branca/Beja – Linha do Alentejo.

O deputado do PCP, eleito por Beja, João Dias, sublinhou à Planície que “o PCP, tem tido um património de luta e exigência pela concretização da Linha do Alentejo, como nenhum outro partido tem tido”. E adianta que, “ao longo dos anos temos sido alvo de anúncios de diversos estudos.

Importa referir que o Governo tendo anunciado no final do ano passado, em Dezembro, mais um estudo, naturalmente que os termos do mesmo nos preocupa. Desde logo, se este estudo é ou não, para concretizar a electrificação, tendo em consideração que muitos têm sido feitos e nada foi concretizado”. 

O parlamentar acrescenta que “este estudo para os projectos de concretização, considerando só metade da linha, deixando a outra parte, entre Beja e a Funcheira, por considerar, para nós é muito preocupante”.

João Dias sublinha ainda que “mais uma vez a solução para Linha do Alentejo fica relegada para um estudo/projecto, desta vez amputado de parte significativa da linha e que lhe confere a sua viabilidade que é a ligação em toda a sua extensão não só na ligação entre Casa Branca e Beja como no que respeita à ligação entre Beja e Funcheira ligando à Linha do Sul e à tão importante infraestrutura que é o porto de Sines.

Mais, fazer um estudo para a modernização da Linha do Alentejo não considerando toda a sua extensão, para além de revelar a intensão de fazer da Linha do Alentejo um ramal de ligação a Beja, pode representar no futuro custos mais elevados e desadequação do projecto, uma vez que uma coisa é conceber um projecto de modernização da linha até Beja outra coisa bem diferente é um projeto de modernização de toda a linha”.

Assim, o grupo parlamentar do PCP pede ao Governo esclarecimentos, entre os quais se está o Governo disponível para equacionar a modernização da Linha do Alentejo em toda a sua extensão, ou seja, na ligação entre Casa Branca e Funcheira?

Avatar
Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE