Covid-19 – Inicia hoje a testagem massiva em Moura e Amareleja, e prolonga-se até dia 17

Covid-19 – Inicia hoje a testagem massiva em Moura e Amareleja, e prolonga-se até dia 17

Na sequência do momento que estamos a atravessar no concelho de Moura, devido ao aumento de casos positivos de Covid-19, irá ser realizada, de 13 a 17 de Janeiro, uma testagem massiva nas localidades de Moura e Amareleja.

O presidente da autarquia mourense, Álvaro Azedo, salientou que “em face aos últimos desenvolvimentos e ao número crescente de infecção no concelho, mais preocupantes em Moura e Amareleja, percebendo as dificuldades quer da Autoridade de saúde Pública, quer do Serviço Nacional de Saúde, o município de Moura decidiu avançar com a testagem em massa”.

O edil acrescentou ainda que “é um investimento deste executivo na saúde dos munícipes, que nos vai dar a fotografia geral do estado em que nós estamos”.

Recordamos que Diogo Saraiva, o coordenador do Gabinete da Comissão Municipal de Protecção Civil de Moura, referiu à Planície que “os testes que vão ser realizados é para uma «fotografia» do panorama epidemiológico do concelho, para uma identificação e travar de imediato as possíveis cadeias de transmissão do vírus”.

Esta iniciativa, promovida pela autarquia de Moura, vai ser efectuada pelo Centro ABC – Algarve Biomedical Center.

“O método que vai ser utilizado para a detecção do vírus é o PCR. Os resultados são disponibilizados, via email, até 48 horas após a realização do mesmo”. Realçou o Serviço Municipal de Protecção Civil.

Ontem, no final do dia, devido ao elevado número de inscrições, cerca de 2 mil, “a testagem, inicialmente programada para dois dias, decorrerá até ao próximo domingo, dia 17, por forma a evitar aglomerados”. Informou o município.

Calendário da testagem:

• Dia 13 de janeiro, Parque Municipal de Feiras e Exposições, em Moura;

• Dia 14 de Janeiro (período da manhã), Pavilhão das Cancelinhas, em Amareleja;

• Dia 15 de janeiro, Parque Municipal de Feiras e Exposições, em Moura;

• Dia 16 de janeiro, Parque Municipal de Feiras e Exposições, em Moura;

• Dia 17 de janeiro, Pavilhão das Cancelinhas, em Amareleja.

Todos os Munícipes com residência em Moura e Amareleja, que tenham realizado a sua inscrição, vão receber um e-mail com os dados relactivos ao agendamento do seu teste, devendo ficar atentos também à pasta “spam” do seu correio eletrónico.

Avatar
Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE