Tem lugar hoje um Roadshow sobre o impacto do cardo na economia do Alentejo

Tem lugar hoje um Roadshow sobre o impacto do cardo na economia do Alentejo

O projecto CynaraTeC – Transferência de Tecnologia para a Valorização do Cardo, liderado pelo Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-alimentar do Alentejo (CEBAL) surgiu como uma aposta potenciadora do cardo, como cultura industrial sustentável, com impacto na economia regional.

Esta iniciativa, nasceu no Alentejo, focada na valorização do Cardo e pretende posicionar este recurso endógeno como uma cultura de relevância, integrando os conhecimentos gerados de forma a potenciar o sector Agrícola, e a Indústria, nomeadamente Alimentar e Farmacêutica.

Fátima Duarte, investigadora do CEBAL, sublinhou à Planície que “o projecto CynaraTeC surge do culminar de vários anos de trabalho em relação ao cardo, que vão acumulando um conjunto muito significativo de conhecimentos, que importa agora potenciar e transferir para os agentes económicos”.

A investigadora acrescentou que o “Roadshow Tecnológico Nacional cuja primeira sessão tem lugar hoje, 25 de Novembro, irá ter 6 sessões em regiões de produção de queijo DOP: Azeitão, Serpa, Évora, Portalegre, Castelo Branco e Serra da Estrela”.

Em relação ao cardo, Fátima Duarte sublinhou que “é um recurso endógeno cuja flor é utilizada na produção de queijos tradicionais. O conhecimento científico actual evidencia a multifuncionalidade da planta do cardo, não só pela produção de flor (produção de queijo), como também como fonte de bioingredientes de interesse para as indústrias alimentar e farmacêutica, e fonte de biomassa para diferentes aplicações industriais – uma potencialidade agregadora de valor acrescentado e que deve ser valorizada e transferida ao sector produtivo”.

A sessão de hoje, intitulada “Valorização Integrada do Cardo – DOP Azeitão em análise” terá lugar em formato online via videoconferência Zoom. Com o Queijo DOP Azeitão em análise, esta primeira sessão irá unir queijarias, produtores e indústrias do distrito de Setúbal com interesse em Cardo para um debate de ideias. O passado, presente e futuro da utilização do Cardo no fabrico de queijo e os factores importantes na conservação da flor de Cardo, serão alguns dos temas a abordar durante a sessão.

Avatar
Redacção
ADMINISTRATOR
PROFILE