Moura – Igrejas do concelho com candidatura para reabilitação

Moura – Igrejas do concelho com candidatura para reabilitação

Na reunião de Câmara extraordinária realizada no passado dia 29 de Junho, foram aprovadas as propostas de Protocolo de Colaboração entre a Fábrica da Igreja de São João Batista de Moura, a Fábrica da Igreja Paroquial de Santo Aleixo da Restauração, a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças, o Município de Moura e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo.

Igreja Matriz de Santo Aleixo da Restauração

Os protocolos, a firmar entre as referidas entidades, irão permitir à Câmara Municipal candidatar a execução das obras de reabilitação das igrejas de São João Batista, em Moura, e da Igreja Matriz de Santo Aleixo da Restauração.

A autarquia, irá também financiar com uma percentagem simbólica este investimento e elaborar os projectos de conservação e reabilitação. Cabe à Direcção-Geral do Tesouro e Finanças, assegurar o montante mais significativo da contrapartida nacional da candidatura.

Segundo o presidente da Câmara Municipal de Moura, Álvaro Azedo, “no tocante às Igrejas de

já tínhamos identificado, em conjunto com a Direcção Geral da Cultura. Fomos sempre criando condições para que chegássemos a um entendimento sobre a necessidade emergente de obras de conservação.”

O edil mourense adiantou ainda que “a Câmara Municipal de Moura, tem vindo a desenvolver trabalho técnico em parceria com a Direcção Geral da Cultura e há um compromisso, agora traduzido em protocolo, para que tenhamos esse investimento nas duas igrejas.”

Museu Municipal de Moura

Na mesma reunião foi ainda aprovada a proposta de Protocolo de Colaboração entre a Direcção-Geral do Tesouro e Finanças, o Município de Moura e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo, com vista à realização de obras de conservação na zona definida do troço n.º2 das Muralhas Modernas de Moura, bem como o início do procedimento do concurso público referente à Empreitada de Reabilitação do Edifício do Antigo Matadouro para Museu Municipal de Moura – 2.ª fase.

Cais Ancoradouro da Estrela

Por maioria, com os votos favoráveis do Executivo PS e a abstenção dos Vereadores da CDU, foi aprovada a proposta de protocolo a estabelecer entre a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva, S.A. e o Município de Moura, que estabelece os termos e condições em que é assegurada a gestão, exploração, manutenção e conservação do novo Cais Ancoradouro da Estrela.

Comentários

Tem de estar registado para fazer comentários.